Colaboração, empatia e respeito.
Equipes de ajuda do Projeto Construindo a convivência.

Temos a satisfação enorme quando conseguimos colocar em prática algo que irá impactar de forma positiva nossos alunos para o resto da vida. Seguindo o nosso Projeto Construindo a Convivência, que tem por objetivo primeiro a prevenção ao Bullying, a nossa equipe de professores colocou em prática um programa de atuação para mediação de conflitos através das estratégias de Equipes de Ajuda.

Trata-se de um grupo de alunos, indicados pelos seus próprios colegas, que atuam em cada classe, trabalhando para que a convivência seja mais positiva. Eles prestam ajuda a seus amigos, escutam quando esses têm problemas, e os ajudam a resolver mediante estratégias cooperativas, colaborativas e de entendimento.

Para que os alunos pudessem aprender como atuar, foi realizado no dia 07 de agosto, um dia de formação, com a equipe de formadores do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral e os professores da escola.

Houve a formação com os alunos das Equipes de Ajuda, durante o dia todo, com direito a almoço no Colégio. Ao final do dia, aconteceu a palestra para os pais com o Professor Raul, da UNESP, responsável pela implantação do Projeto Construindo a Convivência junto a equipe de professores do Colégio.

“Participar de um trabalho sobre como ajudar um amigo foi gratificante, nos fez refletir sobre as relações sociais entre todos nós, alunos do Colégio. O programa permitiu, de maneira divertida e educativa, realizar atividades e exercícios para entendermos as dificuldades e necessidades dos nossos amigos e colegas.

Agradecemos o certificado do curso, com a certeza de que seremos capazes de executar tudo o que aprendemos.

Obrigado CPP! Esperamos poder ajudar!”

Maria Luisa Celini, Pedro Franchi e Pedro Carron, alunos do 9º ano.