A convivência ética na escola: mais que pensar, é preciso executar!

A importância de um espaço democrático onde se respeite as diferenças, que esteja de acordo com as necessidades daqueles que o compõe, é de suma importância para qualquer comunidade.

A escola, sendo um desses espaços, importante e primordial para a construção da formação moral de seus alunos, precisa acompanhar e se apropriar de ferramentas, como as assembleias escolares, para melhor proporcionar um ambiente saudável para todos que nela convivem.

Pensando nisso, o Colégio procura sempre mecanismos e recursos para melhor atender essa demanda. Esse ano os gestores e coordenadores passaram por uma formação orientada pelo prof. Raul Alves, da UNESP, que desenvolve já há algum tempo uma proposta de implantação de um programa de convivência ética nas escolas e também de prevenção ao bullying. Esse projeto será aplicado em 2019 para todo o corpo docente do Colégio e envolverá também, mais diretamente, os alunos e suas famílias.

Ainda relacionado a esse tema, estivemos no II Encontro Nacional de Alunos das Equipes de Ajuda, na UNICAMP. Com o título “Valentes contra o Bullying”, o encontro propiciou os depoimentos de vários alunos de  escolas que já contam com as Equipes de Ajuda, além de palestras com renomados pesquisadores e professores que tem atuado com ações efetivas contra o Bullying.

Tal fundamentação dará, com certeza, o suporte técnico/teórico necessário para uma melhor condução da formação de nossos alunos, respeitando as especificidades e as responsabilidades da família, contribuindo assim para um desenvolvimento crítico moral e equilibrado de todos que compõe a comunidade escolar.

Eduardo - Professor de Filosofia.